Empresários do sul da Bahia debatem estratégias em comunicação para o varejo
Empresário do comércio varejista de materiais para construção, com duas lojas e um centro de distribuição, Luiz Roberto Ribeiro, 48 anos, atua há duas décadas nos mercados de Ilhéus e Itabuna, no sul da Bahia. Parte do conhecimento que o ajudou a crescer e formar uma rede com 115 funcionários, segundo ele, foi obtido nas diversas edições do principal evento de negócios da região, com foco na difusão de técnicas e estratégias em comunicação para o varejo: o Seminário de Marketing da Bahia que, este ano, chega à sua 22ª. edição.
O evento acontecerá de 9 a 11 de maio no auditório da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), na rodovia Ilhéus-Itabuna. Promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) e MVU Eventos, o seminário tem apoio do Sebrae e já ajudou a mudar a trajetória de muitos empresários como Luiz Roberto.
“Crescemos junto com o seminário, ao longo desses 20 anos. Ampliei minha visão, aprendi e apliquei técnicas de marketing, propaganda e vendas para o varejo, além de investimento em capacitação de recursos humanos”, afirma. Apoiado em um sólido planejamento estratégico, ele visualiza um futuro ainda melhor. “Estamos ampliando nossa loja em Ilhéus, com um espaço duas vezes maior do atual, e materiais de primeira linha em acabamento de obras, como pisos, revestimentos e tintas”, completa.
A abertura do Seminário será realizada às 19h da quinta-feira, 9, com entrada gratuita e público estimado em 600 pessoas, entre empresários, profissionais liberais e estudantes das áreas de Administração, Economia, Ciências Contábeis e de Comunicação.
O presidente da ACI, Eduardo Fontes, afirma que a entidade faz “todo o esforço para dar continuidade a um projeto tão vigoroso e importante para a região, promovendo o debate no campo das grandes ideias, no qual o marketing e o desenvolvimento estão inseridos”.
Para a coordenadora da Unidade Regional do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo, os organizadores do evento conseguiram, nos últimos 20 anos, “gerar um grande impacto no mundo dos negócios na região, ao realizar um evento sempre atualizado e vanguardista, sendo referência em inovação e tendências no mercado”.
Programação - A primeira palestra, na quinta-feira, 9, às 19h, será proferida pelo consultor em marketing e planejamento e especialista em Estratégias de Negócios, Ronald Carvalho. Na sexta-feira, 10, às 14h, haverá palestras do MBA em Psicologia das Organizações, Luiz Hosannah; da mestre e especialista em Língua Portuguesa e Comunicação Corporativa, Priscila Toledo; e do advogado especializado em Promoções Comerciais, Ivo de Camargo.
No sábado, 11, os debates começam às 9h da manhã, com apresentação de Geider Lins, mestre em marketing e gestão empresarial pela universidade de Lisboa. Depois, o diretor de marketing da Arena Fonte Nova, Lino Cardoso, abordará as oportunidades de negócios geradas durante os eventos esportivos. No encerramento, Dado Schneider fará uma “Palestra Muda”, cujo conceito é trazer dicas de mercado para o empresário sem precisar, necessariamente, “falar oralmente”.